Artigos

17 de Janeiro de 2019

SISU 2019: tudo o que você DEVE saber antes do início das inscrições

Publicação

O Sistema de Seleção Unificado 2019 (SISU) começa a partir da próxima terça-feira (22) para os candidatos que buscam uma vaga na universidade pública com a nota do Enem. Neste ano serão ofertadas mais de 200 mil vagas em 129 instituições de ensino em todo o país. Sabemos que esse é um dos períodos de mais tensão entre os vestibulandos e vestibulandas, afinal é a hora final de decisão da vaga e universidade que você gostaria de ocupar esse ano. Por isso, separamos algumas dicas super importantes para você já saber antes do início das inscrições! Dá uma olhada:


Qual o cronograma para o SISU 2019?


Os candidatos poderão se inscrever para o SISU 2019 a partir do dia 22 até o dia 25 de janeiro. Segundo o calendário disponibilizado pelo Inep, responsável pela prova do Enem, o cronograma oficial para o SISU 2019 seguirá as seguintes datas:


•    Inscrição: entre 22 de janeiro e 25 de janeiro

•    Resultado: 28 de janeiro

•    Lista de espera: entre 28 de janeiro a 4 de fevereiro

•    Matrícula: 30 de janeiro a 4 de fevereiro


Onde eu posso me inscrever para o SISU 2019?


As inscrições devem ser feitas exclusivamente online através do site oficial do SISU 2019. Importante!! Assim que tiver acesso a sua nota do Enem 2019 (será liberada nesta sexta , dia 18) já guarde o número de inscrição que estará disponível junto com o seu desempenho individual, já que você vai precisar desse mesmo número para entrar no portal do SISU. Com a inscrição do Enem em mãos, você poderá poupar o tempo de voltar ao site do exame para consulta, que muito provavelmente estará congestionado devido ao grande número de acessos.


Posso me inscrever no SISU 2019 com qualquer nota do Enem?


Para participar da seleção, você só precisa ter realizado o Enem 2018 e não ter zerado a prova de redação. Vale lembrar que as edições anteriores do Enem não são aceitas para o processo seletivo do SISU 2019.


O SISU 2019 terá mudanças?


Sim, o SISU teve mudanças no edital deste ano. Veja quais foram:


1) Dessa vez, você poderá escolher entrar na lista de espera da primeira ou da segunda opção de curso. Até a última edição do processo, o candidato entrava automaticamente na lista de espera somente da primeira opção.


2) A partir deste ano, o candidato que for aprovado em uma das opções não poderá entrar na lista de espera da outra. Ou seja, caso você seja selecionado na segunda opção escolhida no SISU, não poderá voltar atrás e se inscrever na lista de espera da primeira opção.


Quantas modalidades eu posso me inscrever no SISU 2019?


O candidato não poderá se inscrever em mais de uma modalidade para o mesmo curso e turno (ampla concorrência ou política de cotas). Caso você se enquadre em alguma das modalidades de políticas afirmativas, é importante ler o termo de adesão na universidade de escolha para garantir que você está cumprindo todos os requisitos para preencher determinada vaga. Caso contrário, sua inscrição pode não ser aceita durante o ato da matrícula.


Me inscrevi no SISU 2019, agora é só esperar?


Durante os três dias do SISU, todos os dias (bem provavelmente meia noite) será feita uma grande atualização do sistema, indicando a posição de cada candidato em relação a vaga escolhida. Como o sistema seleciona os candidatos pela nota do Enem, conforme as inscrições vão sendo feitas, a disputa para a vaga vai ficando cada vez mais acirrada. Ou seja, se um candidato com uma nota maior que a sua se inscrever para a mesma vaga, muito provavelmente a sua posição no ranking irá diminuir.


Importante!! Devido às novas regras da lista de espera no SISU 2019, é ideal que mantenha-se atento a sua posição na vaga escolhida todos os dias. Se você está certo do curso e universidade que quer, e se no último dia percebe que tem chance de passar na lista de espera, não selecione nenhum curso na segunda opção. Dessa forma, você não corre o risco de passar na segunda opção, e perder a chance de concorrer a sua vaga principal na lista de espera da primeira opção.


Fui aprovado no SISU 2019, e agora?


Com a vaga garantida, agora é só conferir com a universidade que você entrou quais os documentos necessários assim como o cronograma para efetivação da matrícula. Fique atento à documentação exigida pela universidade, caso tenha que providenciar alguma coisa, já pode começar a correr atrás para não perder os prazos, ok?


_


Agora que você já sabe tudo sobre o SISU 2019, é só aguardar o início das inscrições e torcer para garantir a tão sonhada vaga. Boa sorte!!

Cadastre-se e receba o conteúdo em primeira mão

Publicidade

Publicidade