Artigos

23 de Janeiro de 2019

SISU 2019 tem mudança na regra da nota de corte, saiba como utilizar ao seu favor

Publicação

O Sistema de Seleção Unificado (SISU) está aberto desde a última terça, dia 22. E para a novidade de muitos candidatos, o Ministério da Educação (MEC) anunciou uma nova regra na divulgação das notas de corte no site do sistema. Até o último ano, as atualização aconteciam sempre uma vez ao dia durante os três dias do processo, esse ano os dados podem ser acessados quatro vezes ao dia, às 7 horas, 12 horas, 17h30 e 20 horas.


O MEC informou que essa nova regra foi implementada para solucionar a lentidão da plataforma, orientando os candidatos a atualizarem a página sempre antes de inserir os dados. Essa mudança pode ajudar bastante na escolha das vagas pelos candidatos de forma mais consciente, porém também existe um risco de aumentar a instabilidade do sistema, segundo especialistas.


Mas o que muda para você que está tentando uma vaga no SISU 2019? Veja os prós e contras dessa mudança:


É necessário estar mais atento


Antes, entrar uma vez ao dia no SISU era suficiente para conferir a nota de corte. A partir de agora, é preciso que o candidato fique mais ativo no processo, entrando sempre que houver uma atualização para conferir e tomar estratégias em cima da nova nota de corte. Se você entrar às 8h e conferir que está quase aprovado na vaga, e depois entrar às 18h (após duas atualizações) e perceber que o índice subiu para essa mesma vaga, talvez seja interessante reconsiderar sua inscrição para aumentar a chance de aprovação.


Faça escolhas mais conscientes


Com a nova regra, os candidatos terão dados mais precisos para avaliarem suas escolhas e tomar decisões mais certas. Quem estiver mais informado, poderá utilizar esse nova mudança para decidir mais estrategicamente a vaga ou vagas de escolha.


O sistema pode ficar mais lento


Segundo o MEC, o site do SISU chegou a ter 350 mil acessos simultâneos, o que gerou uma longa instabilidade do sistema, impossibilitando muitos estudantes de começarem suas inscrições no processo. Com a atualização mais recente da nota corte, a tendência é que mais candidatos acessem a plataforma durante o dia, o que pode acarretar em mais oscilações do sistema.


Gostou dessa mudança? Agora é ficar ligado para garantir a sua aprovação! Boa sorte =)

Cadastre-se e receba o conteúdo em primeira mão

Publicidade

Publicidade