Artigos

27 de Janeiro de 2019

SISU 2019: dicas para você se dar bem no último dia de inscrições

Publicação

Os estudantes interessados em concorrer à vagas no ensino superior terão até às 23h59 deste domingo (27) para participar do Sistema de Seleção Unificado (SISU) do primeiro semestre de 2019. As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, pelo site oficial do sistema.

Nesta edição, estão sendo ofertadas 235.461 vagas em 129 instituições públicas em todo o país. Podem concorrer todos os estudantes que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018, e que não zeraram a redação. Segundo o MEC, 3,5 milhões de candidatos preenchem todos os requisitos e podem concorrer às vagas.


Fique atento às notas de corte

 


Como hoje é o último dia do Sisu, é preciso ficar ligado nas notas de corte dos cursos que você está inscrito. A última atualização com os dados das notas de corte aconteceu às 0h deste domingo (27), agora é o momento final para pensar se você está próximo o suficiente para conseguir a vaga desejada, ou considerar outras opções de curso.


Nova regra na lista de espera


Até o ano passado, o candidato poderia se inscrever em duas opções de curso e caso fosse aprovado somente na segunda, poderia desistir da vaga para ficar na lista de espera da opção principal. Neste ano será diferente.

 

A partir de agora, os candidatos aprovados na segunda opção não poderão manifestar interesse na lista de espera da primeira. E caso não seja selecionado em nenhuma das opções, poderá se inscrever na lista de espera de somente uma das vagas.

 

Devido às novas regras da lista de espera no SISU 2019, é ideal que mantenha-se atento a sua posição na vaga escolhida neste última dia. Se você está certo do curso e universidade que quer, e tem bastante chance de passar na lista de espera, não selecione nenhum curso  na segunda opção. Dessa forma, você não corre o risco de passar na segunda opção, e perder a chance de concorrer a sua vaga principal na lista de espera da primeira opção.


Considere cursos relacionados


Viu que não vai conseguir passar na opção que mais queria? Uma dica é selecionar algum curso que seja relacionado, e futuramente realizar transferência interna. Se um estudante quer Medicina, mas percebe que não vai conseguir a vaga, uma saída é selecionar algum curso de áreas correlatas, como enfermagem, biologia, fisioterapia, e mais pra frente tentar uma transferência. Em alguns casos, a concorrência interna das universidades por ser muito menor em relação ao processo seletivo do SISU. Além disso, o candidato que entrar em um curso correlato também poderá realizar matérias equivalentes ao curso principal de escolha durante os primeiros períodos, e assim que conseguir a transferência terá o currículo acadêmico adiantado.

 

Mas claro, antes de tomar essa decisão é preciso entender se a sua universidade de escolha realiza processos de transferência interna para o seu curso desejado, e se possível entender o funcionamento deste recurso.

 

Cotista? Fique atento 

 

Se você se encaixa no perfil das vagas para políticas afirmativas de cotas, é importante ficar atento.  O candidato não poderá se inscrever em mais de uma modalidade para o mesmo curso e turno (ampla concorrência ou política de cotas). Caso você se enquadre em alguma das modalidades de cotas, é importante ler o termo de adesão na universidade de escolha para garantir que você está cumprindo todos os requisitos para preencher determinada vaga. Caso contrário, sua inscrição pode não ser aceita durante o ato da matrícula.

 

Novo calendário SISU 2019

 

Mesmo com a extensão do período de inscrições, o MEC decidiu manter a data de divulgação dos resultados para a segunda-feira, dia 28. Confira o calendário atualizado:

 

  • Inscrições: 22/1 a 27/1
  • 1ª chamada: 28/1
  • Matrículas da 1ª chamada: 30/1 a 4/2
  • Inscrição na lista de espera: 28/1 a 4/2
  • Convocações de outras chamadas: a partir de 7/2

__

 

Boa sorte <3 

Cadastre-se e receba o conteúdo em primeira mão

Publicidade

Publicidade