Artigos

21 de Janeiro de 2019

SISU 2019 abre nesta terça, veja quais serão as mudanças

Publicação

O Sistema de Seleção Unificado (SISU) abrirá nesta terça-feira (22) o processo seletivo para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior neste primeiro semestre de 2019. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do programa, acessando www.sisu.mec.gov.br.


De acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão oferecidas 235.461 vagas para o primeiro semestre em 129 instituições espalhadas pelo país. Para participar, é necessário ter feito o Enem 2018 e não ter tirado zero na redação. Se você ainda não consultou a nota do Enem, divulgada na última sexta (18), acesse o site oficial do exame para verificar o seu desempenho individual.

 

Cada participante poderá se inscrever em até duas vagas, especficando a instituição, ordem de preferência e o turno que deseja cursar. Além disso, o candidato também deverá selecionar a modalidade em qual se encaixa, ou seja, se irá concorrer pela ampla concorrência ou políticas afirmativas. 


Mudanças na lista de espera do SISU 2019 

você disse mudanças no Sisu? :o 


Sim, o SISU 2019 terá mudanças nas regras em relação a lista de espera. Até o ano passado, o candidato poderia se inscrever em duas opções de curso e caso fosse aprovado somente na segunda, poderia desistir da vaga para ficar na lista de espera da opção principal. Neste ano será diferente.


A partir de agora, os candidatos aprovados na segunda opção não poderão manifestar interesse na lista de espera da primeira. E caso não seja selecionado em nenhuma das opções, poderá se inscrever na lista de espera de somente uma das vagas.


Segundo o MEC, "as modificações na lista de espera visam possibilitar maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular do SiSU. Desse modo, espera-se também diminuir o tempo de convocações da lista de espera para se completar a ocupação do total de vagas ofertadas no processo seletivo, permitindo assim que todos os estudantes sejam matriculados antes do início das aulas dos cursos. As mudanças ainda poderão ajudar na diminuição de ociosidade das vagas disponíveis a cada semestre letivo nos cursos de graduação das instituições públicas de ensino superior".


Cronograma SISU 2019


Os candidatos poderão se inscrever para o SISU 2019 a partir do dia 22 até o dia 25 de janeiro. Segundo o calendário disponibilizado pelo Inep, responsável pela prova do Enem, o cronograma oficial para o SISU 2019 seguirá as seguintes datas:

 

•    Inscrição: entre 22 de janeiro e 25 de janeiro

•    Resultado: 28 de janeiro

•    Lista de espera: entre 28 de janeiro a 4 de fevereiro

•    Matrícula: 30 de janeiro a 4 de fevereiro

 

Cadastre-se e receba o conteúdo em primeira mão

Publicidade

Publicidade