Artigos

20 de Janeiro de 2019

ProUni 2019: tudo o que você PRECISA saber antes do início das inscrições

Publicação

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) se iniciam no dia 29 de janeiro para os candidatos que desejam concorrer a bolsas integrais ou parciais em instituições de ensino superior. Separamos algumas dicas que você deve saber antes do início das inscrições. Vamos lá?


O que é preciso para participar do Prouni 2019?


Podem participar do ProUni 2019 os candidatos que concluíram o ensino médio, realizaram a prova do Enem 2018, obtiveram uma média igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação. Além disso, quem quiser concorrer às bolsas do ProUni deverá ter estudado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular. Pessoas com deficiência ou professores da rede pública em educação básica também se enquadram nas regras do programa.


Como se inscrever no Prouni 2019?


As inscrições para o Prouni 2019 serão realizadas exclusivamente pela internet no site oficial do programa. Para participar do processo, o estudante deve informar o número de inscrição do Enem 2018, senha cadastrada no exame, telefone atualizado, e-mail e dados cadastrais referentes o seu grupo familiar. Além disso, o candidato também deverá indicar quais serão as opções de instituições, curso, turno e o tipo de bolsa que irá concorrer.


Para qual tipo de bolsa eu posso concorrer no Prouni 2019?


Os candidatos ao ProUni podem concorrer a dois tipos de bolsas: parciais ou integrais. A bolsa parcial cobre 50% da mensalidade e é destinada a quem tem renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. Já as bolsas integrais cobrem 100% da mensalidade e são destinadas aos candidatos que possuem renda familiar mensal de até um salário mínimo por pessoa.


Quando sai o resultado do Prouni 2019?


Os candidatos aprovados no SISU 2019 serão divulgados em duas chamadas, nos dias 4 e 18 de fevereiro. Os aprovados na primeira chamada do processo terão que comparecer nas faculdade de escolhas para comprovar os documentos e realizar a matrícula durante os dias 4 e 12 de fevereiro. Para os aprovados na segunda chamada, o prazo será entre 18 e 25 de fevereiro.


Terá lista de espera no Prouni 2019?


Os candidatos não aprovados nas primeiras chamadas também poderão participar da lista de espera se cadastrando no site do programa nos dias 7 e 8 de março. A divulgação dos aprovados na lista de espera será feita entre os dias 14 e 21 de março.


Posso me inscrever no SISU e ProUni ao mesmo tempo?


Os candidatos que se inscreverem para participar do Programa Universidade Para Todos (Prouni) também podem participar do SISU. Porém, caso o candidato seja aprovado pelo SISU, deverá optar por preencher uma das vagas, já que não é permitido a utilização de ambos os benefícios.


Passei no Prouni 2019, e agora?


Os candidatos selecionados no programa deverão comparecer às faculdades de de escolha para a realização da matrícula e apresentação dos documentos comprobatórios. Neste momento, será necessário a apresentação de documentos como identificação, comprovante de rendimentos familiares, comprovantes de residência, comprovante de conclusão do ensino médio em escola pública ou como bolsista em escola particular. É importante consultar a portaria do Ministério da Educação para mais informações sobre a documentação necessária, e correr atrás logo do que será necessário para sua matrícula caso seja aprovado no Prouni 2019.

 

 

 

Cadastre-se e receba o conteúdo em primeira mão

Publicidade

Publicidade