Artigos

19 de Janeiro de 2019

MEC divulga novo simulador de notas de corte do SISU para candidatos do ENEM 2018

Publicação

O Ministério da Educação (MEC) divulgou essa semana o lançamento de uma nova plataforma que simula as notas de corte do Sistema de Seleção Unificado (SISU). O sistema já está disponível, e pode ser utilizado pelos candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018.


O simulador dará uma noção para os candidatos que irão se inscrever no SISU, baseada em dados que resgatam as notas mínimas que foram necessárias para aprovação nas edições anteriores. Mas vale lembrar, essa consulta não dá 100% de certeza sobre as notas de corte para determinada vaga no SISU deste primeiro semestre.


Como funciona o simulador de notas de corte do SISU?

Ao acessar a plataforma, o candidato poderá inserir as notas do Enem 2018, de acordo com o desempenho individual divulgado nesta última sexta-feira (18) pelo Inep. Após isso, o simulador disponibiliza uma lista de cursos em que a nota do candidato seria suficiente para aprovação baseado nas últimas edições do processo seletivo.


Como algumas universidades estipulam pesos diferentes em cada nota do Enem para determinadas vagas, o simulado também mostra qual seria a nota caso o candidato tivesse concorrido com o mesmo desempenho na edição passada do SISU.


Além disso, também é possível fazer a consulta das notas de corte das opções de cursos desejadas a partir de diferentes filtros, como:

  • Modalidade (notas da ampla concorrência ou pela Lei Federal de Cotas)
  • Regiões do Brasil
  • Turno (integral, matutino, noturno ou vespertino)
  • Nome da carreira
  • Estado brasileiro

Gostou da ideia? Acesse o simulador de notas de corte do SISU.

Cadastre-se e receba o conteúdo em primeira mão

Publicidade

Publicidade