Artigos

22 de Janeiro de 2019

MEC Abre Inscrições Para o SISU 2019: 5 Dicas Para Conquistar Sua Vaga

Publicação

A partir de hoje (22), as inscrições para o primeiro semestre de 2019 do Sistema de Seleção Unificado (SISU) estão abertas. Os interessados em concorrer a vagas no ensino superior poderão se inscrever até às 23h59 do dia 24 de janeiro. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do programa, acessando www.sisu.mec.gov.br.


O SISU é uma plataforma do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para preencherem vagas em instituições públicas de ensino superior através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, serão ofertadas oferecidas 235.461 vagas para o primeiro semestre em 129 instituições espalhadas pelo país. Para participar, é necessário ter feito o Enem 2018 e não ter tirado zero na redação.


Sabemos que não é fácil escolher a vaga ideal, e que a concorrência é sempre grande. Por isso, selecionamos algumas dicas importantes para você que vai participar do primeiro SISU de 2019. Quer saber quais são? Vamos lá:


1) Entre todos os dias.


O processo seletivo do SISU acontece durante 3 dias. Se você se inscreveu para uma vaga no primeiro dia, é preciso saber que a sua posição no ranking pode variar até o último dia. Por exemplo, se alguém com uma nota maior que a sua se inscrever na mesma vaga e modalidade no segundo dia de inscrição, muito provavelmente a sua posição candidato/vaga irá se alterar. Por isso, é muito importante entrar todos os dias para conferir em qual lugar você se encontra nas vagas inscritas, dessa forma você pode pensar estrategicamente se vale a pena continuar ou mudar de opção. Ah, lembrando que o SISU irá se atualizar sempre meia noite, então fique ligado!


2) Verifique o termo de adesão da sua universidade de escolha


Cada universidade inscrita no SISU possui um termo de adesão onde o candidato pode encontrar a quantidade de vagas oferecidas, além dos pesos atribuídos às notas em cada área de conhecimento do Enem,  o que varia de acordo com o curso escolhido pelo candidato. Além disso, neste termo você também poderá encontrar os documentos necessários para a matrícula, o que será indispensável para garantir a sua vaga após a aprovação.


3) Pense na logística para realizar a matrícula.


Após a finalização do processo seletivo, os candidatos aprovados no SISU deverão realizar a matrícula já entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro. Como muitos estudantes selecionam universidades em outras cidades, é importante deixar tudo pronto para o deslocamento até a universidade de de escolha, já que nesta parte as matrículas serão presenciais. Antes mesmo do resultado sair, é recomendado verificar se todos os documentos necessários para a efetivação da matrícula estão em mãos. Caso contrário comece a providenciá-los para não dar mole e perder a vaga, ok?

 
4) Use o simulador do SISU.


O Ministério da Educação (MEC) divulgou essa semana o lançamento de uma nova plataforma que simula as notas de corte do Sistema de Seleção Unificado (SISU). O sistema já está disponível, e pode ser utilizado pelos candidatos que realizaram o Enem 2018.


O simulador dará uma noção para os candidatos que estão se inscrevendo no SISU, baseada em dados que resgatam as notas mínimas que foram necessárias para aprovação nas edições anteriores. Mas vale lembrar, essa consulta não dá 100% de certeza sobre as notas de corte para determinada vaga no SISU deste primeiro semestre.


5) Mudanças na lista de espera


Até o ano passado, o candidato poderia se inscrever em duas opções de curso e caso fosse aprovado somente na segunda, poderia desistir da vaga para ficar na lista de espera da opção principal. Neste ano será diferente.

 

A partir de agora, os candidatos aprovados na segunda opção não poderão manifestar interesse na lista de espera da primeira. E caso não seja selecionado em nenhuma das opções, poderá se inscrever na lista de espera de somente uma das vagas.


Devido às novas regras da lista de espera no SISU 2019, é ideal que mantenha-se atento a sua posição na vaga escolhida todos os dias. Se você está certo do curso e universidade que quer, e se no último dia percebe que tem chance de passar na lista de espera, não selecione nenhum curso na segunda opção. Dessa forma, você não corre o risco de passar na segunda opção, e perder a chance de concorrer a sua vaga principal na lista de espera da primeira opção.

 

Cronograma SISU 2019 

 

Os candidatos poderão se inscrever para o SISU 2019 a partir do dia 22 até o dia 25 de janeiro. Segundo o calendário disponibilizado pelo Inep, responsável pela prova do Enem, o cronograma oficial para o SISU 2019 seguirá as seguintes datas:

 

•    Inscrição: entre 22 de janeiro e 25 de janeiro

•    Resultado: 28 de janeiro

•    Lista de espera: entre 28 de janeiro a 4 de fevereiro

•    Matrícula: 30 de janeiro a 4 de fevereiro


__


Boa sorte <3

Cadastre-se e receba o conteúdo em primeira mão

Publicidade

Publicidade