Artigos

20 de Janeiro de 2019

Conheça o ENCCEJA: Prova de certificação do Ensino Médio

Publicação

Até a edição de 2016, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podia ser usado para se adquirir a certificação de conclusão do ensino médio para os candidatos que atingirem determinada pontuação. No entanto, a partir da última edição do exame, o MEC anunciou que o certificado de conclusão do ensino médio não seria mais obtido pelo Enem, somente pela prova o ENCCEJA? Mas pera aí, o que é esse tão de ENCCEJA? A gente te explica!


O Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é hoje a principal e mais rápida forma de se adquirir o diploma do ensino médio e finalizar os seus estudos. Este exame é gratuito, e hoje funciona como uma ótima ferramenta para quem busca ingressar no ensino superior, ou no mercado de trabalho, mas ainda não possui o certificado de conclusão do ensino médio.


Quem pode fazer a prova?


Todos aqueles que possuem 18 anos ou mais, ou que irão completar a maior idade a partir do dia do exame, estão aptos a realizar a prova. Todos os brasileiros que não conseguiram terminar os seus estudos podem realizar o ENCCEJA, mesmo aqueles que estão no exterior podem fazer o exame, desde que se desloquem para alguma das cidades aplicadoras.


Como funciona a prova do ENCCEJA?


O exame tem um formato parecido com o Enem e avalia 4 áreas do conhecimento: Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e Redação, Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Matemática.


Essas áreas são divididas em 4 provas objetivas com 30 questões no total e uma redação.


Quanto que eu preciso para conseguir o certificado de conclusão do Ensino Médio?


Para o candidato conseguir a certificação de conclusão, é necessário ter uma nota acima de 100 pontos, precisando acertar no mínimo 10 de 30 questões, e também atingir 5 pontos na redação (cuja nota máxima é 10 pontos). Assim como o Enem, a sua nota será calculado pela Teoria de Resposta ao Item (TRI) e o peso de cada questão pode variar de acordo com o desempenho geral dos candidatos.


Quando e como se inscrever para fazer o ENCCEJA?

 


A prova acontece uma vez ao ano, e as inscrições para edição de 2019 ainda não foram abertas e nem tiveram as datas divulgadas. O cadastro dos participantes é totalmente gratuito e realizado pela internet, através do portal oficial do ENCCEJA. Para se inscrever, é necessário que o candidato preencha um questionário sócio-econômico, além das informações gerais.  (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial)


IMPORTANTE: O ENCCEJA também serve para quem busca o certificado de conclusão do Ensino Fundamental, no entanto,  é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame.

__ 

Agora é só ficar ligado aqui no blog do Vestibular da Depressão para acompanhar mais informações sobre o ENCCEJA =) 

Cadastre-se e receba o conteúdo em primeira mão

Publicidade

Publicidade