Artigos

22 de Janeiro de 2019

Como funcionam as notas de corte do SISU 2019

Publicação

O Sistema de Seleção Unificado (SISU) do primeiro semestre de 2019 se iniciou na manhã desta terça-feira (22) para os candidatos interessados em concorrer à vagas em instituições de ensino superior em todo o Brasil. Para a surpresa de muitos, a página oficial do sistema já exibiu o primeiro dia as notas de corte parciais para todas as vagas, diferente do edital que previa a disponibilidade dessas informações a partir do segundo dia do processo, como aconteceu nos anos anteriores.


Como vocês bem devem saber, o SISU começou apresentando sérios problemas de instabilidades relatados pelos candidatos que até o fim do dia não conseguiam realizar suas inscrições. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a instabilidade ocorreu devido ao grande número de acessos, alegando também que o site já está normalizado. Pelo menos tivemos bons memes, não é mesmo?


Se as regras dos anos anteriores forem mantidas, as notas de corte serão atualizadas somente uma vez por dia a partir das 0h de cada dia da seleção. Então é bom ficar de olho, e ir acompanhando!


Como funcionam as notas de corte do SISU?


A nota de corte do SISU é calculada automaticamente e representa a menor nota que o candidato deve ter para ficar entre os selecionados da vaga desejada. Ela é calculada uma vez por dia com base no número de vagas existentes e o número que estão concorrendo aquela vaga no momento, dentro das modalidades de concorrência específicas.


Essa informação é uma referência para ajudar o candidato a se inscrever em uma vaga na qual ele realmente tenha chances de ser aprovado. A nota de corte é calculada da seguinte forma: vamos supor que para um curso de medicina estejam disponíveis 15 vagas. No primeiro dia, 30 candidatos se inscreveram para essa vaga, entre eles serão aprovados os 15 que tiveram as maiores notas no Enem, de acordo com os pesos específicos. Neste caso, isso quer dizer que a nota de corte para esta vaga será a nota referente ao candidato que tiver a 15ª nota mais alta.


Se no próximo dia algum candidato com nota mais alta se inscrever para essa vaga, muito provavelmente a nota de corte irá se alterar, e a posição entre os candidatos também. Por isso, é muito importante ficar ligado e selecionar a opção de vaga que você realmente tenha chance de aprovação. Se você tem uma nota 630 para uma vaga com nota de corte de 780, muito dificilmente será aprovado para esta vaga, então é recomendado procurar outras opções.


Mas vale lembrar, a nota de corte é somente uma referência e ajuda para os candidatos. Mesmo no último dia, quando a última nota de corte for divulgada, não te dará 100% de certeza de que essa nota será de fato a nota mínima para preencher a vaga. Afinal, no último dia outros candidatos também podem se inscrever para a mesma vaga, que terá seu resultado final divulgado somente na segunda-feira, dia 28 de janeiro.

 

__

 

Vamos ficar ligados, hein? Boa sorte no SISU 2019 <3 

 

 

Cadastre-se e receba o conteúdo em primeira mão

Publicidade

Publicidade